DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN
Maior preocupação deles é trocar de roupa na frente de outros homens.
“O que existe é um mercado enorme para isto. Basicamente todos os homens gostariam de fazer”, afirma o urologista do Einstein, Dr. Sidney Glina, baseando-se em sua experiência no consultório.
“Além de nenhum procedimento ter resultado comprovado cientificamente, nada se mostrou seguro para o paciente”, diz.
O pênis é um órgão cuja estrutura não permite um aumento com segurança. Ele é formado por dois cilindros – chamados corpos cavernosos – e um terceiro, que fica abaixo dos outros dois, que é a uretra.
Os corpos cavernosos são esponjas de músculo envolvidas pela chamada túnica albugínea, que é um tecido fibroso com a capacidade de aumentar de tamanho na hora da ereção. Se o indivíduo realizar um enxerto, por exemplo, pode acabar sofrendo um corte nesta túnica e ter a sua ereção comprometida. Algumas técnicas são alardeadas como se fossem para aumentar o tamanho do pênis. Na realidade, apenas dão a impressão de que o órgão está maior.
Um exemplo é a cirurgia que corta o ligamento entre o pênis e o osso pubiano. Apesar de oferecer um ganho de, no máximo, 0,5 a um centímetro, após o procedimento o pênis deixa de apontar para cima (ou para frente), durante a ereção, e passa a apontar para baixo.
Já os enxertos de gordura ou silicone – para aumentar a circunferência do órgão – costumam gerar problemas de cicatrização e não agradar. Além de geralmente alterarem o formato do pênis, podem até causar a impressão de que diminuiu seu comprimento. “A gordura pode deixar pelotas ou formas irregulares”, alerta o médico.
Aqueles aparelhos de alongamento do pênis, tão famosos entre os spams de emails, também não têm nenhuma comprovação. “As pessoas acreditam que é possível alongar o pênis em comparação com o que acontece com o pescoço das mulheres-girafa, da Ásia. Mas o pênis é um órgão diferente, e nada confirmou até hoje que podem ser alongados”, afirma.
Pequenos de verdade
Para a medicina, são considerados pequenos de fato os pênis menores do que quatro centímetros, no estado flácido, e de sete centímetros, quando eretos.
“O canal vaginal tem cerca de oito centímetros e um homem, teoricamente, não precisa de muito mais do que isso para conseguir ter uma relação sexual funcional”, explica o médico.
“Apesar disso, os homens contam com as fantasias das mulheres, que podem preferir pênis maiores, e com as suas próprias preocupações em relação ao tamanho. Mas do ponto de vista sexual, não tem tanta importância”, diz.
Na média, o tamanho do pênis do homem brasileiro gira em torno de 14 cm em ereção.
Síndrome de Vestiário
Na maioria das vezes, a preocupação dos homens em relação ao tamanho do pênis não é com as mulheres, mas sim em se trocar na frente de outros homens: a chamada Síndrome de Vestiário. “A maior queixa é sobre o tamanho dos seus pênis no estado flácido, e não no estado ereto”, explica.
O fator estresse
Os homens contam com uma camada musculosa chamada túnica dartos, localizada no escroto e sob a pele do pênis, que faz com que o órgão se retraia em situações de estresse e de frio.
“Basicamente, o homem foi criado para andar nu. Neste caso, o corpo criou uma defesa para o pênis em situações estressantes”, explica. “Por isso, no momento em que os homens ficam preocupados ou comparando o tamanho do seu pênis, entram em um momento de estresse e o órgão se retrai”, avisa o urologista.
Tratamento psicológico
Para aqueles homens que se preocupam exageradamente, o médico indica a visita a um médico para tratamento psicológico.
“É preciso entender a razão de uma preocupação exagerada. Pode tratar-se de um caso de dismorfofobia”, afirma. A dismorfofobia é um transtorno caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito pequeno ou até inexistente no próprio corpo.
Publicada em agosto de 2011
Perguntas dos internautas:
Brendon
eu tenho 17 anos e meu penis tem 10 cm sofro muito com isso sou muito tímido . não existe nenhum tipo de cirurgia ou procedimento comprovadamente eficaz para o aumento do órgão sexual masculino.
einstein.br
Olá Brendon, agradecemos seu contato. Segundo a matéria não há nenhum procedimento eficaz para aumento do órgão sexual masculino. Recomendamos que converse com o seu urologista sobre o assunto, para esclarecimento de todas as suas dúvidas. Caso tenha interesse em uma indicação médica, entre em contato conosco, por meio da nossa Central de Atendimento, pelo telefone 11 2151-1233, ou por meio do link http://www.einstein.br/hospital/Paginas/indicador-medico.aspx, na área “Indicador Médico”. Continue acompanhando nosso portal e nos enviando seus comentários sobre nossas matérias.
25/08/2011 01:11:35
Fernando
Eu tenho 14 anos e tenho o pênis de uns 4cm na fase flacida, eu me preocupo mto com isso,pensando em uma relaçao sexual futura eu não poderia agradar minha parceira.Existe algo que possa ser usado para o aumento do penis? Obrigado pela atenção!
einstein.br
Olá Fernando, agradecemos seu contato. Conforme informa a matéria não existe nenhum tipo de cirurgia ou procedimento comprovadamente eficaz para o aumento do órgão sexual masculino. Para mais informações, recomendamos que converse com o seu médico. Este canal traz informações sobre saúde e bem-estar, mas nunca irá substituir o contato direto com o médico. Caso tenha interesse em agendar uma consulta com nossos médicos, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo telefone 11 2151-1233, opção 3. Boa sorte e continue acompanhando nosso portal.
24/08/2011 17:24:07
James
Olá, uma dúvida eu fiz uma cirugia de fimose a 90 dias atras, melhorou depois da cirugia, mas quando ele esta ereto, ainda nao consigo esfolar, o medico errou uma cirugia dessa tao simples? e possivel isso acontecer?, ele poderia ter tirado mais pele?
einstein.br
Olá James, recomendamos que você converse com o médico que realizou sua cirurgia para avaliar o seu caso, pois somente em uma consulta presencial é que você poderá esclarecer suas dúvidas sobre o procedimento realizado e receber orientações. Este canal traz informações sobre saúde e bem-estar, mas nunca irá substituir o contato direto com o médico. Caso tenha interesse em agendar uma consulta com nossos médicos, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo telefone 11 2151-1233, opção 3. Boa sorte.
23/08/2011 12:50:31
Douglas
Meu problema não é com o tamanho, mas sim com a dificuldade de ereção nos primeiros encontros devido a ansiedade, acontece a mesma coisa que foi comentada na matéria sobre o pênis se retrair. Esse problema é mesmo psicológico?
einstein.br
Olá Douglas, obrigado pela mensagem. O que faz o pênis ficar no estado flácido é um derivado da adrenalina, o hormônio do estresse. Imagine um homem tendo uma relação sexual normal com uma ótima ereção e alguém abre a porta; o susto faz com que a ereção desapareça e isto ocorre por causa da adrenalina. Toda vez que um homem está ansioso, tenso, com medo existe um excesso de adrenalina em seu pênis e é muito mais difícil ter a ereção. Este é um mecanismo psicológico ligado a ansiedade. A medida que as parceiras são mais conhecidas, diminui a ansiedade, diminui o medo de falhar e a ereção vem muito fácil. Dr. Sidney Glina – urologista do Einstein
22/08/2011 22:53:35
Rodrigo
desculpa pois o meu tem 21cm ereto tenho vergonha do tamanho mas é o que tenho rsrsrsr
21/08/2011 17:00:27
Alex
E’ claro que sim Thiago… Hahaha
20/08/2011 19:09:16
genildo
ola sempre achei que tinha algum defeito pois meu penis tem 18cm ereto e +- 5cm flacido entao procurei um urologista e comprovei que isso e normal. entao fica a dica em caso de duvidas procure um especialista.
einstein.br
Olá Genildo, obrigado por compartilhar conosco sua experiência e nos dar esta dica tão importante: sempre procurar um especialista quando houver dúvidas em relação à saúde. Continue acompanhando nosso portal e nos enviando seus comentários sobre nossas matérias.
20/08/2011 13:41:43
Jakeson
Muito Boa essa materia. Eu creio que para impressionar na hora do sexo, não importa o tamanho do pênis e sim o jeito como se faz. Muito Boa!!!
einstein.br
Olá Jakeson, que bom que você gostou do nosso portal. Trabalhamos cada dia mais para trazer assuntos de grande interesse em sáude e bem-estar. Além do site, temos outros canais que você poderá gostar. Nos acompanhe no Facebook, Youtube e Twitter.
19/08/2011 01:47:12
thiago
gostei muito da máteria, e é verdade sobre a sindrome do vestiario, já passei por algumas situações deste tipo, hoje não me importo muito com o que acham. consigo dar muito prazer as garotas e é isso que importa. ah! o meu tem 16cm
einstein.br
Olá Thiago, agradecemos seu contato e seu comentário. Esperamos sempre ajudá-lo com o melhor conteúdo e as melhores informações em saúde. Continue acompanhando nosso portal e sinta-se à vontade para nos enviar sua opinião sobre nossas matérias.